Sobre

O MATRIARCA

Clube de Enófilos nasce da vontade de celebrar a vida e de homenagear as mulheres fortes da nossa família.

Todos clãs fortes têm a sua Matriarca – a nossa foi a Beatriz Leitão Carvalhosa Atkinson, membro da primeira geração de produtores vitivinícolas da nossa família e conhecida por saber receber bem – sempre com boa cozinha e bom vinho.

Beatriz nasceu na cidade do Porto, neta de um histórico produtor-exportador de vinho do Porto e filha de descendentes de mercadores de vinhos no século XVII. Através da linhagem familiar da sua mãe, Maria José Leitão de Carvalhosa, conseguimos rastrear a sua ligação com o vinho do Porto até 300 anos atrás, onde encontramos Walter Maynard, cônsul britânico no Porto e um dos primeiros indivíduos a realizar exportações de vinho generoso para o Reino Unido.

Casada com Andrew James Symington, o primeiro membro da família Symington a vir para Portugal para trabalhar no sector do vinho do Porto, em 1882, Beatriz foi a grande mulher forte que hoje comemoramos.

Viveu toda a sua vida entre a Avenida da Boavista, no Porto, e a Quinta do Bomfim, no Alto Douro Vinhateiro. Ambos os lugares foram a sua casa – Boavista e Bomfim – conhecidos pelas longas tardes de convívio, aconchego e jantaradas à lareira.

Juntos, Beatriz e Andrew James tiveram cinco filhos – Edgar, Maurice, Mabel, John e Ronald Symington – que carinhosamente a chamavam de ‘Minha’, um diminutivo para «minha querida mãe».

Beatriz foi a mulher decidida e decisiva que fez com que fosse possível erguer o negócio familiar que se mantém quatro gerações depois. Hoje, a quinta geração relembra-a e homenageia-a, emprestando o seu nome a este que é o projecto mais inovador e desafiante que tem em mãos.

Um brinde às matriarcas por esse país fora!