O Vale da Vilariça foi formado pela divisão das placas tectónicas ibéricas, criando uma bacia plana ladeada por escarpas de granito. Em contraste com a maior parte do Douro, o solo da Quinta do Ataíde é composto por marga e xisto, com Ph neutro e a vinha é mais seca e quente do que a maior parte do resto do vale. Como tal, a Quinta beneficia de condições únicas para a viticultura e um terroir que não se encontra noutras partes da região do Douro.
A Quinta foi o local do renascimento da agora icónica Touriga Nacional nos anos 70, quando Miguel Côrte-Real enxertou as aparas de videiras anteriores à Segunda Guerra Mundial. A Quinta do Ataíde funciona em modo de produção totalmente biológico. A estação de crescimento seco limita o crescimento da vegetação competitiva e reduz o risco de danos na videira e uva. Não são utilizados herbicidas e as gramíneas silvestres são controladas com o uso de tesouras e tratores.
Como resultado destas condições de crescimento e terreno, os vinhos da Quinta do Ataíde são uma expressão muito específica de um vinho Douro DOC e das castas autóctones do Douro. São produzidos dois vinhos da propriedade, o vinho Quinta do Ataíde e Vinha do Arco, feitos integralmente a partir de Touriga Nacional. Ambos os vinhos são produzidos na nossa adega especializada e envelhecidos em barris de carvalho francês de 10 a 12 meses.
Este pack, agora disponível na loja online Matriarca, é composto pelo Quinta do Ataíde Vinha do Arco 2016 e pelo Vinha do Arco Bloco 63 2008, um vinho de Edição Limitada que demonstra o excepcional potencial de envelhecimento da Touriga Nacional da Quinta do Ataíde. Envelhecido nas nossas garrafeiras sob condições ideais, o Bloco 63 é a “Draft Version" perfeita do que viria a ser o Quinta do Ataíde Vinha do Arco.
Apesar da diferença de idade entre Bloco 63 e o atual Quinta do Ataíde Vinha do Arco, a filosofia de vinificação permanece a mesma. O tempo é o único fator que separa estes vinhos, e provar o Bloco 63 oferece-nos uma imagem espelhada do excecional potencial do Vinha do Arco. Com ambos os vinhos, o objetivo principal é produzir a representação mais autêntica da Touriga Nacional, ao mesmo tempo que se mostra a singularidade do seu terroir.